Tudo sobre unidades móveis para prefeituras ou Guia definitivo de unidades móveis para prefeituras

O que a Unidade Móvel pode fazer pelo seu município. Saiba tudo e um pouco com a Eco X no guia definitivo de unidades móveis para as prefeituras.
  1. Unidades Móveis – do Projeto à entrega
  2. Como as prefeituras vem ganhando velocidade e redução de custos com unidades móveis
  3. Unidades Móveis ideais para prefeituras
  4. Benefícios das Unidades Móveis de Saúde para as prefeituras
  5. Como funciona a contratação, modelos – Fabricação ou Locação
  6. Locação Unidades Móveis para Prefeituras, vale a Pena?
  7. Compra Unidades Móveis de Saúde
  8. Posso utilizar um projeto técnico de outra prefeitura?
  9. Quais são as plataformas e modalidades com maior visibilidade pela população?
  10. Prefeituras que já utilizam as unidades móveis Eco X
  11. Unidades Móveis Eco X apoiam o turismo nos municípios
  12. Como escolher uma fabricante de unidades móveis para o seu município?

Unidades Móveis – do Projeto à entrega

A Unidade Móvel nasce a partir de uma ideia de serviço ou atividade móvel de uma empresa, entidade ou órgão público. Adaptadas e transformadas a partir de veículos (caminhões, ônibus, furgões, vans, carretas etc.), as unidades móveis podem atender diversas áreas: Unidade Móvel de Saúde, Unidade Móvel Showroom, Unidade Móvel Escritório, Unidade Móvel Oficina, Unidade Móvel Escola, Unidade Móvel Segurança Pública e por aí vai.

Vamos entender como funciona o processo de fabricação de unidades móveis com uma especialista na área. Trata-se da Eco X Adaptações e Transformações de Veículos em Unidades Móveis.

Para começar, a Eco X procura entender qual vai ser a especialidade do cliente para a unidade móvel, como será a operação de atendimento e cada uma das especialidades, quantos consultórios serão embarcados na unidade – no caso de unidade móvel de saúde, por exemplo.
Depois, a fabricante trabalha para a indicação e apresentação da solução completa. No caso de uma Unidade Móvel de Saúde Ônibus, por exemplo, a solução completa vai definir tipos de chassis e carroceria, condição de terreno da operação, quais equipamentos serão embarcados – como Mamógrafo, Raio-X ou outro equipamento mais sensível.

Com a solução completa definida, a partir daí a fabricante passa a trabalhar no Layout modular da unidade móvel. No caso de uma unidade móvel para Saúde da Mulher, esta vai receber o mamógrafo, equipamentos e todo o suporte para atendimento ginecológico, banheiro completo e as demais especialidades para a aplicação.

Como as prefeituras vem ganhando velocidade e redução de custos com unidades móveis

As prefeituras podem ganhar velocidade e até reduzir custos com unidades móveis. As Unidades Móveis Eco X, por exemplo, estão contribuindo para zerar as filas de exames e consultas de saúde no país, tanto na Saúde Pública como na particular.

São inúmeras unidades móveis da empresa atuando em ações, projetos e serviços de atendimento médico e odontológico espalhados por todo o Brasil. A Unidade Móvel Van para Atendimento Clínico para Governos e Prefeituras, por exemplo, pode realizar 660 atendimentos móveis por mês nas diversas especialidades clínicas e nos mais variados exames (Sangue, Raio-X, Eletrocardiograma e outros).

As Unidades Móveis Van Eco X contam com toda a estrutura para realizar atendimentos e exames no veículo exatamente como se o paciente estivesse em um hospital ou clínica. Para se ter uma ideia, esses veículos dispõem de equipamentos como medidor de pressão arterial, E.C.G. (eletrocardiograma), E.E.G. (eletroencefalograma), oftalmoscópio e mais, além de Salas de Espera e Atendimento, toldo retrátil, banheiros com pias e mais.

Um grande projeto de atendimento de Saúde da Eco X é a Sala de Tomografia para Combate ao Coronavírus. Com capacidade para até 1.200 atendimentos ao mês, essas unidades móveis transformadas a partir de contêineres possuem modernos e completos tomógrafos e todos os equipamentos para o atendimento emergencial, salas modulares fixas com infraestrutura metálica, além de serem módulos transportáveis anexos aos hospitais de campanha.

A Eco X também transformou um furgão na Unidade Odontológica Móvel – UOM. Trata-se de um Transbox locado em Frutal, no interior de São Paulo, um projeto de unidade móvel de atendimento de saúde odontológica da BOMPAR – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, município e SUS. Trata-se de um consultório dentário móvel completo, com isolamento termo-acústico; luminárias em LED; captação de água via tubulação; armários; lavatórios com lixeira basculante; módulos para escovação; TV de 32” com DVD; toldo lateral entre outros equipamentos para atendimento itinerante.

Já a Unidade Móvel Mamografia para exames e diagnósticos para projetos itinerantes de Saúde da Eco X conta com sala de mamografia com proteção de chumbo; sala de avanço lateral; ar condicionado; captação externa 220V e 380V; isolamento térmico e mais.

Outro veículo de atendimento de saúde da mulher criado pela Eco X é a unidade móvel ginecológica. Desenvolvida a partir de um Caminhão Baú implementado para realizar exames ginecológicos, essa verdadeira clínica de Saúde possui equipamentos hospitalares e infraestrutura especialmente desenvolvida para a aplicação, além de revestimento em fibra de vidro, mobiliários customizados e outros equipamentos.

A Eco X também desenvolveu uma Unidade Móvel Van Oftalmológica para a prefeitura de Saquarema, no Rio de Janeiro, com capacidade para realizar cerca de 600 atendimentos / mês, além de prestar informações e esclarecimento a população com campanhas e informações com distribuição de folders e informativos. Transformada e adaptada a partir de um furgão Mercedes-Benz Sprinter, essa verdadeira clínica médica sobre rodas possui os mais modernos equipamentos para atendimento móvel de Saúde como Auto Refrator PRK-8000, oftalmoscópio, lâmpada de fenda, retinoscópio, paquimetria, tonômetro a ar, campo visual entre outros.

Unidades Móveis ideais para prefeituras

Para os municípios, as Unidades Móveis atendem principalmente a área de Saúde em campanhas itinerantes. São veículos adaptados para Atenção Primária à Saúde das prefeituras: ônibus, caminhões, vans, carretas e outros, nas especialidades de atendimento médico clínico, ginecológico, odontológico, oftalmologia, vacinação, odontologia etc.

Benefícios das Unidades Móveis de Saúde para as prefeituras

A transformação de veículos em unidades móveis para a Saúde municipal é uma tarefa desafiadora, mas que pode ser alcançada por meio de múltiplas frentes de atuação. A Eco X é uma das principais referências no mercado quando se fala em unidade móvel para atendimento médico, odontológico e medicina do trabalho.

Desenvolvidas pela Eco X, as chamadas UOM (Unidade Odontológica Móvel) e USM (Unidade de Saúde Móvel) foram adaptadas e transformadas a partir da van Renault Master. A Unidade Móvel Odontológica é completa, com todos os equipamentos e recursos para este tipo de atendimento: cadeira de dentista, iluminação, cubas, torneiras, bancada e armários, além de toldo retrátil, ar condicionado, compressor e mais.

A Unidade Móvel de Saúde, além das bancadas, armários, cubas e torneiras, conta com maca, mesa de prescrição, cadeira de coleta de sangue e tudo mais para atendimento médico e clínico. A unidade móvel também possui sistema de ar condicionado e toldo retrátil.

Por meio da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico, por exemplo, é possível levar o mesmo atendimento de qualidade do consultório a pessoas que vivem em regiões remotas ou de difícil acesso. Com esta unidade móvel é possível realizar tratamentos básicos como limpeza, extração, obturação e mais.

A Unidade de Saúde Móvel é uma opção para atendimento de pacientes com doenças crônicas ou que necessitam de acompanhamento médico regular. O uso da Unidade Móvel Van de saúde tem se mostrado bastante eficaz na promoção do acesso à saúde em regiões mais distantes, como a área rural. Ou seja, moradores de localidades distantes não precisarão mais se deslocar por quilômetros para atendimento nos postos fixos (postos de saúde, clínicas, hospitais).

Como funciona a contratação, modelos – Fabricação ou Locação

Existem dois modelos de contratação de unidade móvel. As prefeituras têm opções de adquirir ou alugar unidades móveis para seus projetos de saúde e outros.
O município pode angariar recurso através de emenda parlamentar ou financiamento bancário para comprar unidades móveis. Já para locação, somente é necessário  ter uma programação orçamentária.

Locação Unidades Móveis para Prefeituras, vale a Pena?

Uma das principais vantagens de alugar unidades móveis de saúde é o custo, no caso de campanhas e ações para a Saúde Básica sazonais ou de curtos períodos, por exemplo. Ou até mesmo para testar um modelo de negócio e a viabilidade de sua aplicação.

Além disso, a locação de unidades móveis possibilita iniciar ações imediatas com um investimento muito reduzido. Como projetos sociais ou até mesmo uma ação imediata para redução das demandas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Os contratos de locação da Eco X para unidades móveis de saúde e outras aplicações variam de 6 meses, 3 anos e até 5 anos. Inclui toda a manutenção preventiva e corretiva dos veículos e equipamentos embarcados, bem como o pós-vendas com assistência técnica local para garantir a efetiva utilização da unidade móvel.

Compra Unidades Móveis de Saúde

A aquisição de uma unidade móvel de saúde também traz inúmeras vantagens. Nesse caso, o foco é atender necessidades de médio a longo prazo, apoiando o setor público na redução de filas de espera.

A compra de uma Unidade Móvel de Saúde possibilita a ampliação do negócio. Principalmente com a criação de um novo serviço de atendimento móvel para sua marca ou empresa, promovendo ações o ano todo, em qualquer localidade e até mesmo na empresa do seu cliente.

Além de abrir novos canais de atendimento e vendas, a unidade móvel de saúde própria gera investimento na sua marca estampada na fachada com a visibilidade de seu produto ou serviço. Isso sem contar o poder de revenda das unidades móveis.

Posso utilizar um projeto técnico de outra prefeitura?

Sim, no caso a Eco X pode fornecer os projetos e especificações técnicas das unidades móveis entregues para outras prefeituras. São projetos seguros, de alta complexidade de engenharia, atendendo a legislação atual e normas aplicáveis.

Quais são as plataformas e modalidades com maior visibilidade pela população?

As plataformas com maior visibilidade são as unidades móveis desenvolvidas em semirreboques e estruturas maiores. No entanto, o que define o tipo de chassi (plataforma) é a operação e o terreno onde a unidade móvel deve chegar.

A Eco X, por exemplo, oferece soluções para todas as demandas e terrenos. Para tanto, desenvolvemos a Unidade Móvel de Saúde Off Road.

Transformada e adaptada a partir de um ônibus novo, preparada para todos os terrenos, essa Unidade Móvel de Saúde se diferencia pela suspensão elevada , bloqueio de diferencial, inovador roteiro de captação de ar e conjunto de trem de força reforçado.
Uma verdadeira clínica móvel médica e odontológica, criada para levar atendimento de saúde aos locais de difícil acesso no campo, em terrenos fora de estrada com lama, pedregulhos, terra, na chuva, entre outros.

A Unidade Móvel Off Road tem praticamente a mesma infraestrutura e equipamentos de um ambulatório ou clínicas e capacidade para realizar até 1320 atendimentos por mês. Entre eles, maca, mesa de prescrição, cadeira para coleta de sangue, bancada, armários, iluminação, cubas e torneiras etc.

O ônibus transformado tem capacidade para levar uma equipe de até 6 tripulantes, com excelente conforto nas viagens, e elevador para acessibilidade. Possui ainda recepção interna climatizada, iluminação em pontos estratégicos, ambiente informatizado e moderno, com Wi-Fi, captação externa em 220v, acessos hidráulicos, toldo retrátil com abertura automática, refletores etc.

Prefeituras que já utilizam as unidades móveis Eco X

A Eco X tem inúmeros exemplos de prefeituras que já utilizam com sucesso as unidades móveis. Caso dos municípios de Buritizeiro e Santa Rita da Paraíba.

Unidade Móvel de Saúde Eco X: preparada para todos os terrenosBuritizeiro – Para a prefeitura de Buritizeiro, desenvolvemos um projeto de unidade móvel em uma plataforma de ônibus Rural. Trata-se de um equipamento para chegar em locais de difícil acesso e atender a zona rural do município. Ou seja, justamente quem mais precisa que o atendimento médico chegue até eles.

Destaque também para a unidade móvel desenvolvida para a prefeitura de Santa Rita da Paraíba, município vizinho à capital João Pessoa. Transformada e adaptada a partir de uma carreta com suspensão independente, conta com 4 salas de atendimento, todas com acessibilidade e banheiros acessíveis.

Esta unidade móvel possui ainda um equipamento com moderno sistema de renovação de ar. Tudo para manutenção da qualidade e segurança da população que será atendida, assim como dos profissionais que trabalham na unidade.

Unidades Móveis Eco X apoiam o turismo nos municípios

Outros cases de sucesso da Eco X para o setor público são as unidades móveis de apoio ao turista. As conhecidas CATs Móveis (Centros de Atendimento ao Turista) em unidades móveis de turismo estão sendo utilizadas com sucesso há algum tempo nas principais capitais turísticas do país.

A Eco X é uma das fabricantes da Unidade Móvel de Apoio ao Turista. Em Maceió, por exemplo, a empresa transformou e adaptou um furgão Renault Master no CAT Móvel para atender os turistas na região – unidade móvel viabilizada por meio de contrato de repasse com o Ministério do Turismo.

Em Cuiabá, duas vans Fiat Ducato foram transformadas em unidades móveis de turismo do programa CAT Móvel local, ambas equipadas com computadores, internet, sistema de ar condicionado e espaço para atendimento itinerante dos turistas.

Outro CAT Móvel da Eco X, em Recife, é uma Unidade Móvel Micro-ônibus. A Unidade Móvel de Atendimento ao Turista disponibilizada pela Secretaria de Turismo e Lazer da capital pernambucana destaca-se pela acessibilidade, com uma plataforma elevatória para cadeirantes; além da área de atendimento com mesas e cadeiras; sala de estar com poltrona e televisão; prateleiras com artesanatos; copa; banheiro e ar-condicionado.

O CAT Móvel nasceu de um Programa do governo federal. Os Centros de Atendimento ao Turista estão espalhados por todas as principais cidades turísticas como Manaus, Salvador, Maceió, Cuiabá, Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza, Vitória entre outras.

Os CATs Móveis são instalados em veículos (caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans, furgões), transformados ou adaptados por empresas como a Eco X, que complementam o atendimento das bases fixas em Containers ou balcões de atendimento em rodoviárias e aeroportos.

 

Como escolher uma fabricante de unidades móveis para o seu município?

Uma empresa de transformação e adaptação de unidades móveis tem que ser completa para atender os requisitos exigentes de licitações de prefeituras. É o caso da Eco X, uma das principais fabricantes de unidades móveis do mercado.

Vamos conhecer as cinco qualidades da fabricante de unidades móveis de confiança, todas atendidas pela Eco X Adaptações e Transformações.

1 – PERSONALIZAÇÃO. “Uma empresa de transformação de unidades móveis deve ser capaz de entender e atender às necessidades únicas e específicas de seus clientes, oferecendo uma ampla variedade de opções de personalização: do layout interno à seleção de materiais.”

– A Eco X transforma e adapta veículos (vans, furgões, caminhões, ônibus, carretas e containers etc.) em Unidades Móveis de Saúde, Segurança Pública, Showroom, Escritório de atendimento Móvel e muito mais.

2 – QUALIDADE. “A qualidade dos materiais utilizados na transformação de unidades móveis pode afetar significativamente sua funcionalidade é vida útil, aparência e durabilidade, bem como profissionais especializados.”

– A Eco X tem um parque industrial de 10.000 m2 com mais de 85 colaboradores diretos, capacidade produtiva de 240 unidades por ano e tecnologias de ponta como um moderno laboratório de protótipos de unidades móveis.

3 – ENTREGA. “A empresa de transformação e adaptação deve ter um sistema de gerenciamento de produção eficiente para entregar unidades móveis de qualidade dentro do prazo.”

– A Eco X não é só um fabricante de Unidades Móveis, mas uma fornecedora de projetos completos de Soluções Móveis – ou seja, da ideia a solução final perfeita para a aplicação!

4 – ASSISTÊNCIA. “O suporte ao cliente deve ser uma prioridade para qualquer empresa de transformação de unidades móveis.”

– Os clientes Eco X recebem assistência desde a fase de planejamento até a conclusão do projeto e durante toda a vida útil da unidade móvel, se o cliente necessitar da assistência técnica.

5 – CLIENTES. “A empresa de transformação de unidades móveis mantém uma base de clientes sólida.”

– A Eco X tem uma ampla carteira de clientes, satisfeitos e atendidos com sucesso: Caio, Comil, Volkswagen Man, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Santander, JSL, Souza Cruz, TAM, Azul, Manupa e muitos outros.

 

*Lembre-se de que, embora este guia seja abrangente e informativo, ele não exime ou substituí a necessidade em seguir as recomendações da empresa certificada.

Cada equipamento é único e necessita de atendimento individualizado.