Selecione uma opção ao lado para conhecer as possibilidades em transformações de veículos em Unidades Móveis

veiculo_cat

Eco X entrega unidades móveis com o CAT – Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito.

A Eco X atende adequadamente toda as Resoluções e Normas da legislação vigente para transformações de veículos em Unidades Móveis. Uma das mais importantes é o CAT – Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito, do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que evita multas ou até mesmo a apreensão da unidade móvel.

O QUE É CAT?
A Resolução Nº 291 do DENATRAN, de 29 de agosto de 2008, e as portarias 64 e 65 de 24 de março de 2016 , estabelece que “Todos os veículos fabricados, montados e encarroçados, nacionais ou importados, devem possuir código de marca/modelo/versão específico, o qual deve ser concedido conjuntamente à emissão, pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União, do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT.” A Eco X entrega ao cliente o veículo transformado em Unidade Móvel devidamente registrado com esse certificado”.

De acordo com a Resolução Nº 291, “o proprietário de veículo já registrado, que vier a sofrer as transformações previstas, deverá solicitar prévia autorização à Autoridade Executiva de Trânsito da Unidade da Federação onde o mesmo estiver cadastrado e, após a transformação, encaminhar ao DETRAN cópia autenticada do CAT, nota fiscal da transformação e Certificado de Segurança Veicular emitido por Instituição Técnica licenciada pelo DENATRAN. Ou seja, esses documentos farão parte do prontuário do veículo, devendo ter seus dados devidamente alterados no cadastro estadual, com a nova marca/modelo/versão na Base Índice Nacional.

TABELA
O Denatran também elaborou uma tabela de Classificação de Veículos por tipo/marca/espécie que podem passar por transformações em Unidades Móveis (automóveis, micro-ônibus, ônibus, reboques, semi-reboques, camionetas, caminhonetes, caminhões, utilitários etc). Também estão incluídas as adaptações feitas pelas empresas transformadoras como a Eco X, incluindo: Ambulância, Bombeiro, Transporte de Trabalhadores, Carroceria Aberta/Fechada/Intercambiável/Estendida, Basculante, Comércio, Transporte de Produtos Perigosos entre outras.

cat

A Eco X acumulou larga experiência em transformação de veículos de diversos tipos em unidades móveis, conforme as necessidades dos clientes corporativos ou do setor público. O portfólio da empresa abrange todas as marcas de automóveis, caminhões, ônibus, micro-ônibus, furgões, vans e implementos (baú, semi-reboque, contêiner); bem como as inúmeras categorias de transformações (Saúde, Oficina, Escritório Móvel, Operacional, Oficina Móvel, Boutique Móvel, Treinamento, Show Room, Segurança Público etc).

Os condutores dos veículos transformados em unidades móveis que não possuírem o CAT sofrerão as consequências das infrações previstas no Artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito. As penalidades incluem multa, remoção ou apreensão do veículo.

Assim como a legislação é exigente, a Eco X sempre busca rigor técnico máximo no processo de transformação de carros, vans, furgões, caminhões, carretas e outros veículos em Unidades Móveis, respeitando todos os requisitos possíveis. Além de possuir homologações e certificações de montadoras para produção de veículos com garantia de fábrica, a empresa dispõe de um parque industrial de 15.000 m² com maquinário de ponta, modernos equipamentos, Laboratório de Protótipos, desenvolvimento de layouts em 3D, profissionais altamente especializados entre outros recursos.

Saiba como evitar multas e apreensão do seu veículo após a transformação do seu Veículo, entenda a Importância do CAT para transformação da sua unidade móvel.