Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Novas tecnologias para dar suporte a infraestrutura a Segurança Publica do Estado de Rondônia, a no Unidade Móvel de Segurança foi desenvolvida e fabricada pela Eco X, a partir de um semirreboque com eixos independentes com capacidade de 17 toneladas. É o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel do governo de Rondônia e SESDEC – Secretaria do Estado da Segurança, Defesa e Cidadania.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Trata-se de uma Unidade Móvel de Segurança única na América Latina, preparada para atuar como um cerco de Segurança com cobertura de até 45km, grandes eventos, emergências e supervisão estratégica. Para tanto, conta com inovações tecnológicas como:

  1. Dois drones de monitoramento com raio de cobertura de 15 km e 55 minutos de autonomia de voo;
  2. 15 câmeras para monitoramento (uma câmera térmica de longo alcance, 6 câmeras perimetrais antivandalismo, três de médio alcance);
  3. Entrada com reconhecimento facial;
  4. Torres de vigilância independentes para o monitoramento;
  5. Sinalizadores;
  6. Sistema de rádio digital com 10 unidades portáteis.
  7. Possui toldos;
  8. Refletores;
  9. Dois geradores (gerador de grande porte com 50 horas de autonomia e gerador de Backup para espaços confinados);
  10. Nobreak;
  11. Painel solar para recarga e bateria para autonomia noturna e mais.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Em tecnologia, destaque ainda para a Rede de Monitoramento ponto a ponto com energia solar e cobertura de até 45km, totalmente autossuficiente, além da captação externa. A câmera térmica de alta definição, com rotação de 360º e alcance de até 3 km, fica no mastro telescópico com capacidade de 15 metros de altura.

A Unidade Móvel de Comando e Controle Móvel possui Sala de Monitoramento com observação de 360 graus e seis postos de controle e Sala de Gerenciamento de Crises para reuniões de urgência para decisões estratégicas. É bem estruturada, com copiadora; copa completa (pia, frigobar, microondas cafeteira, filtro de água, dispenser etc.); banheiro; climatização com tratamento e renovação de ar; revestimento antichama e outros itens.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

O veículo proporciona visão em um raio de até 3 quilômetros. Conta com equipes altamente treinadas para coordenar ações em tempo real.

A Eco X destaca no projeto as portas de acesso e portas de emergência para evasão da equipe interna em situações de crise; além da porta de acesso para a torre do mastro com câmera na parte frontal e porta traseira para os tanques e patola hidráulica.

A Unidade Móvel tem ainda um berço com gerador de grande porte, claraboia no teto para elevar o mastro, janelas no banheiro e na copa. Os maleiros têm vão livre, sem interferência de vigas e sistema monobloco, com portas de acesso em todos eles. Dessa forma foi possível acomodar todos os equipamentos utilizados na operação.

Unidade Móvel de Segurança, Monitoramento e Vigilância, inovação e tecnologia Eco X.