WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas Duvidas através da nosso canal de atendimento via WhatsApp.
Oi, como posso ajudar?

O Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) inaugurou no dia 4 de setembro os consultórios itinerantes para atendimento oftalmológico e odontológico gratuito, direcionado aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. A novidade resulta de uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh – e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.

As unidades móveis são baús com consultórios ligados a carretas e fazem parte do programa Saúde na Escola, criado pelo Governo Federal. O projeto Consultórios Itinerantes foi instituído pela Portaria Interministerial n.o 15, de 10 de outubro de 2013, e visa a identificar precocemente problemas da visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes, combatendo assim, dois grandes problemas causadores da repetência escolar.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, o projeto teve a adesão de 26 universidades federais, que contam com 29 hospitais, totalizando 71 baús com consultórios.

O HC-UFTM recebeu quatro caminhões equipados com dois consultórios completos de odontologia e oftalmologia, cada, num investimento da ordem de R$ 2 milhões, aplicados pela Ebserh. Os consultórios possibilitarão atendimento e orientação sobre a necessidade periódica de exames clínicos e laboratoriais para diagnóstico precoce de possíveis doenças.

“Na parceria, o Hospital de Clínicas se encarrega da manutenção e deslocamento das unidades móveis e fornecimento de mão de obra médica. A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, realiza a triagem e o direcionamento das crianças e adolescentes a serem atendidos nas unidades móveis, além de colaborar com profissionais técnico- administrativos. Em Uberaba, já foram triados cinco mil alunos para receberem este atendimento, gradativamente. O trabalho já teve início: a inauguração oficial acontece agora, mas os caminhões já estão no Cemea Abadia, atendendo, desde 4 de agosto”, conta o coordenador dos consultórios itinerantes no HC-UFTM, Murilo Antônio Rocha.

As unidades móveis são equipadas com consultórios, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização do instrumental e laboratório de produção de óculos. Com essa estrutura podem ser realizadas, na área oftalmológica: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos, retirada de corpo estranho, entre outros. E na área odontológica: consultas, exames, restaurações com materiais plásticos, endodontias, exodontias, diagnóstico precoce de patologias em tecido duro ou mole, entre outros.

Representam a UFTM e o Hospital de Clínicas, na cerimônia de inauguração, a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, o superintendente do HC, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, o gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Daniel Ferreira da Cunha e o coordenador das unidades móveis, Murilo Antônio Rocha.

(Fonte: HC-UFTM)
(Foto: Diulgação)