WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas Duvidas através da nosso canal de atendimento via WhatsApp.
Oi, como posso ajudar?

A Unidade Móvel Fique Sabendo, da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe estacionou no pátio do Quartel Geral da Polícia Militar numa ação que dá sequência à programação pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis que este ano tem como foco o público masculino.

No veículo adaptado, a tropa pode fazer o teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatite B, e saber o resultado em 20 minutos.  Os Testes Rápidos são disponibilizados através da Unidade Móvel Fique Sabendo, que é um microônibus adaptado com sala de exame e duas de aconselhamento para entregar o resultado com sigilo.

Os Batalhões do interior do Estado, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar, o Grupamento de Choque, além da Procuradoria Geral do Estado também vão receber a ação.

O objetivo é, além de ofertar testes rápidos para detecção de DST e Aids, levar informações sobre a Sífilis e mostrar aos homens a importância do diagnóstico e do uso do preservativo nas relações sexuais.

“Agora vamos correr atrás do principal elemento na prevenção que é a população masculina. Já fizemos a ação em canteiros de obras, com caminhoneiros e agora os policiais militares. O público masculino procura menos as unidades de saúde e como a sífilis, na maioria dos casos é assintomática, a gente tem que oferecer o teste para que a doença seja detectada antes que infecte suas companheiras”.

Almir Santana informou que, “no caso de dar negativo, a pessoa é liberada. Se der positivo, é encaminhado para um diagnóstico de confirmação na Unidade Básica de Saúde”, destacou o médico.

Para o Relações Públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Paiva, a ação é importante para estimular a tropa a cuidar da saúde. “O nosso efetivo é formado por 5,2 mil policiais. É uma tropa essencialmente masculina e por isso solicitamos ao doutor Almir Santana a ampliação dessa ação, tão importante para o bem-estar e a saúde do nosso policial, no qual fomos atendidos”, disse.

O cabo Rodrigues gostou da comodidade de fazer o teste para detecção de Sífilis e Aids no local de trabalho. “É tudo muito rápido”, destacou. Já o sargento Jair fez questão de registrar o sigilo preservado sobre o resultado do exame. “É uma mão na roda e que ainda mantém o sigilo total do resultado”, disse.

A ação da DST/Aids/SES é inédita no país. Além dos testes rápidos, são disponibilizados preservativos sexuais e folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e realizadas palestras pelo médico Almir Santana.

Nesta ação pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis, Almir Santana passa informações sobre a doença e fala da importância do pré-natal com exames realizados pelo casal, inclusive antes mesmo do início da gravidez. “Se você está pensando em ter um filho, faça o exame de Sífilis e Aids”, alertou Almir Santana diante da tropa reunida no pátio do quartel.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Divulgação